top of page

Experimente a SÔBET

Sorbet probiótico a base de superfrutas brasileiras

32083121_981565895336076_3402731116346474496_o.jpg
Início: Bem-vindo

Nosso incrível produto

Em breve nas prateleiras

startup.jpg

Startup

Com esse grande crescimento do mercado empreendedor no Brasil, o termo Startup se tornou popular. Mas o que é um startup? Popularizado nos Estados Unidos em meados de 1990, o termo startup começou a ser utilizado com a popularização das tecnologias criadas na Califórnia durante essa época, sendo o termo utilizado para definir um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia fazer dinheiro. Muitos classificam startup como pequenas empresas em seu período inicial, ou empresas com manutenção e custo baixo, mas há definição atual estabelecida por vários especialistas é que um startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Sendo assim podemos utilizar o termo de forma simples como sinônimo de uma ideia inovadora que é utilizada para iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento.

Atualmente Uber é conhecida como a maior startup. Criada  em 2009  por Garrett Camp e Travis Kalanick, a proposta inicial do Uber era ser um serviço semelhante a um táxi de luxo, oferecendo carros como Mercedes S550 e Escalade na cidade de São Francisco (Califórnia). Em 2010 e 2011, o Uber recebeu quase 50 milhões de dólares em investimentos feitos por investidores-anjo e venture capitalists. Em 2012 a empresa expandiu os serviços para Londres e no mesmo ano, passou a oferecer táxi aéreo por helicóptero entre a cidade de Nova Iorque e Hamptonspor 3000 dólares. Cerca de cinco anos após sua fundação a empresa foi avaliada em 18,2 bilhões de dólares, em junho de 2014, contando com investidores como a Google e Microsoft.

            Como demonstrado com o Uber, uma startup também costuma apresentar baixo esforço de replicação de seus produtos, isto é, custos de operação que cresçam proporcionalmente a taxas menores que sua receita, na medida em que a empresa ganha escala. Por essa razão, utilizam de forma intensiva a tecnologia, em especial as tecnologias da informação e a Internet. 

sorbet.jpg

Sorbet

Sobremesas geladas estão entres as sobremesas mais apreciadas no mundo, com o mercado se renovando todos os anos com novos produtos como as “paletas mexicanas” e sorbet. Mas engana-se quem acha que essa preferência é atual, acredita-se que os sorvetes surgiram há mais de 3 mil anos na China, onde se misturavam neve com frutas e outros tipos de especiarias. A técnica foi reformulada pelos árabes, no qual se transformou em uma calda gelada chamada de sharbet, e mais tarde evoluiu e virou um gelado sem leite chamado de sorbet.

O sorbet é uma sobremesa gelada a base de água é frutas. Não possui em sua formulação nenhum tipo de gordura vegetal ou animal, por isso possui uma consistência bem leve e fina. Sua textura e aspecto se encontra entre o sorvete e a raspadinha, como pequenos cristais de gelo que se misturam ao sabor adicionado. É um produto que necessita de refrigeração constante, com temperatura média entorno de -15ºC.  Devido a suavidade de seus sabores e ingredientes, o sorbet é utilizado na alta gastronomia para limpar o paladar entre um prato e outro.

A simplicidade da receita, que não leva nenhum tipo de derivado de produtos animais, torna o sorbet uma alternativa mais saudável e natural para pessoas com intolerância alimentares e para pessoas com dietas veganas. Dentre as opções do mercado, essa sobremesa gelada é a mais saudável, além de possuir menor teor calórico. Isso porque sua receita é feita de frutas in natura congeladas e processadas, gerando uma perda mínima de suas vitaminas e nutrientes

O mercado já apresenta diversas opções sabores variados feitas com frutas tanto sazonais como tropicais. O Brasil é um mercado muito promissor para sobremesas geladas, devido a seu clima tropical e aceitação dos consumidores. Além disso, a grande diversidade de frutas típicas e aclimatizadas e a cultura alimentícia, que torna o Brasil um dos maiores mercados de frutas do mundo, mostra uma grande oportunidade do sorbet cair no gosto nacional. O sorbet é leve e delicado, mas muito saboroso e refrescante e sua versatilidade de sabores promete agradar a todos os diferentes gostos dos consumidores brasileiros.


Referência:

<http://www.abis.com.br/institucional_historia.html> acesso em 17/07/2018.    

superfrutas.jpg

Alimentos funcionais e as Superfrutas

O efeito positivo ou negativo que a dieta pode ocasionar sobre a saúde humana já é sabido há muito tempo. Nos países industrializados, uma dieta com muita gordura é a causa de doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes. Por outro lado, nos países em desenvolvimento, quando a dieta predominante é de baixo valor nutricional temos graves deficiências nutricionais que pode levar até a morte. Retardar ou evitar o surgimento das doenças é um dos crescentes interesses na compreensão da nutrição alimentar, que tem como objetivo proteger a saúde dos indivíduos. Na verdade, os consumidores estão mais conscientes do vínculo entre alimentos e saúde, o que explica o motivo de uma crescente demanda de alimentos que promovam a boa saúde, como os denominados alimentos funcionais1. O termo alimento funcional foi utilizado pela primeira vez no Japão em meados da década de 19802. Além de produzir nutrientes, os alimentos funcionais têm uma influência positiva na saúde dos indivíduos, ajudando a reduzir o risco de contrair determinadas doenças3,4. A Comissão Europeia sobre Ciência de Alimentos Funcionais (FUFOSE) publicou um documento que afirma que um alimento pode ser considerado funcional se for demonstrado satisfatoriamente que, além de seu valor nutricional, desempenha uma ou mais funções benéficas para o corpo, produzindo assim um estado de bem-estar e reduzindo o risco de determinadas doenças5. Nesse sentido, o consumo de frutas juntamente com as suas riquezas de componentes pode torná-las como alimentos funcionais para melhorar a qualidade de vida da população.

              O Brasil apresenta uma riqueza de frutas devido à sua ampla biodiversidade e a busca de produtos bioativos de plantas está aumentando cada vez mais, o que confirma o país como um importante hotspot. No entanto, inúmeras plantas brasileiras nativas não são otimamente utilizadas. Esta é uma consequência da intensa destruição da vegetação nativa, bem como a miscigenação das culturas nos últimos séculos, o que contribuiu para a popularização de plantas exóticas e não indígenas e nativas para cozinhar e produzir medicamentos6.

            As frutas tropicais foram amplamente cultivadas para fins comerciais de subsistência e locais até a década de 1970, quando os volumes de comércio se expandiram, esses frutos começaram a ser percebidos como opções economicamente interessantes às culturas de exportação tradicionais. Hoje em dia, uma vez que o mercado de frutas tropicais evoluiu significativamente, os prêmios de preços baseados na novidade praticamente desapareceram, sendo substituídos por prêmios baseados em qualidade. A produção mundial de frutas tropicais atingiu cerca de 82 milhões de toneladas em 20097, com um valor total de US $ 5,4 bilhões, tendo a manga como uma variedade dominante.

            Uma classificação importante que as frutas vem apresentando é o termo superfruta e espécies de nossa biodiversidade receberam essa denominação como por exemplo o açaí (Euterpe oleracea), acerola (Malpighia emarginata DC), caja (Spondias mombin L.), goiaba (Psidium guajava L.), soursop (Annona muricata L.), manga (Mangifera indica L.), abacaxi (Ananas comosus L.) e tamarindo (Tamarindus indica L.)8. O termo superfruta ganhou crescente utilização e atenção recentemente com a estratégia de marketing para promover os benefícios extraordinários para a saúde de algumas frutas exóticas, que talvez não tenham popularidade mundial. Os benefícios para a saúde das superfrutas têm sido fundamentais no seu sucesso como ingredientes para empresas de alimentos e como fonte de novos sabores para os consumidores. As superfrutas são consideradas "super" por cientistas de nutrição, pois são embaladas com níveis extremamente altos de antioxidantes, fibras, vitaminas, minerais e outros nutrientes que melhoram a saúde. Esta contribuição discute composições fitoquímicas, eficiências antioxidantes e potenciais benefícios para a saúde das superfrutas principais9. Segundo Paz e colaboradores8 a acerola e o açaí apresentaram os maiores valores totais de compostos fenólicos e flavonoides, além de atividade antioxidante, enquanto que os extratos de tamarindo podem ser estudados na prevenção ou tratamento adjuvante de doenças em animais e humanos causados por P. aeruginosa, E. coli, L. monocytogenes, Salmonella sp. e S. aureus. Além disso, em termos de segurança e preservação dos alimentos, também pode ser usado para preservar naturalmente alimentos e bebidas do crescimento microbiano, aumentando assim a sua vida útil. Os extratos de açaí e tamarindo apresentaram uma relação inversa entre atividades antibacterianas e antioxidantes e, portanto, a atividade antibacteriana não pode ser atribuída (somente) a compostos fenólicos. Além disso, as capacidades antioxidantes medidas dentro dos extratos dos frutos testados não podem ser atribuídas apenas aos seus teores fenólicos, mas também a outros compostos com capacidade antioxidante, o que pode contribuir para a quantidade de antioxidante final isolada ou atuar de forma sinérgica ou antagônica.



  1. Peres, C.M., Peres, C., Hernández-Mendoza, A., Malcata, F.X. Review on fermented plant materials as carri- ers and sources of potentially probiotic lactic acid bacteria - With an emphasis on table olives. Trends in Food Science and Technology, 26(1): 31–42, 2012.

  2. Chonan, O. FOSHU Japanese regulations for probiotic foods. In Y. Takeda (Ed.), Probiotic foods in health and disease. Science publishers. (pp. 33–40). Enfield, USA: CRC Press, 2011.

  3. Stringheta, P.C., Oliveira, T.T., Gomes, R.C., Amaral, M.P.H., Carvalho, A. F. Vilela, M.A.P. Health policies and functional property and health claims for food in Brazil. Brazilian Journal of Pharmaceuticals Science 43(2): 181–194, 2007;

  4. Cencic, A., Chingwaru, W.The role of functional foods, nutraceuticals, and food supplements in intestinal health. Nutrients, 2(6): 611–625, 2010.

  5. Evangelisti, F., Restani, P. Gli alimenti funzionali. In Prodotti dietetici - Chimica Tecnologia ed Impiego. Padova, Italy: Editore Piccin, 457–480, 2011.

  6. Brandão, M. G. L., Grael, C. F. F., Fagg, C. W. (2011). European naturalists and medicinal plants of Brazil. In O. Grillo, & G. Venora (Vol. Eds.), Biological diversity and sustainable resources use. vol. 101–120 Croatia: Intech (158pp).

  7. FAO (Food and Agricultural Organization of the United Nations). Trade and markets – Current situation and medium-term outlook for tropical fruits.(2011). <http://www.fao.org/economic/est/est-commodities/tropical-fruits/en/> Acessado 14.06.16.

  8. Paz M., Gúllon P., Barroso M.F., Carvalho A.P., Domingues V.F., Gomes A.M., Becker H., Longhinotti E., Delerue-Matos C. Brazilian fruit pulps as functional foods and additives: Evaluation of bioactive compounds. Food Chemistry 172:462–468, 2015.

  9. Chang S.K., Alasalvar C., Shahidi F. Superfruits: Phytochemicals, antioxidant efficacies, and health effects – A comprehensive review. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 23:1-25, 2018)

good-bacteria-vs-bad-bacteria.png

Probióticos

Muitas pessoas associam microrganismos com doenças ou como coisas ruins, entretanto, alguns tipos destes seres microscópicos podem trazer benefícios e gerar bem-estar no organismo humano.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os probióticos são os microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde de quem os consume. Dentre os benefícios, estão a melhora da saúde do intestino, facilitando a digestão e auxiliando a capacidade do corpo de absorver nutrientes, além de ajudar a combater infecções.
Os microrganismos probióticos são tão importantes na nossa dieta pois produzem as vitaminas B12 e K2 e estimulam a produção de células do sistema imune. O fortalecimento da imunidade também acontece devido ao fato dos probióticos serem capaz de eliminar bactérias e fungos nocivos à saúde, seja por competição por nutrientes ou produção de enzimas que destroem esses vilões.
É possível encontrar os probióticos em frutas, vegetais e alimentos frescos em geral, além de ser possível ingeri-los a partir de alimentos fermentados. Atualmente no Brasil, as formas mais comuns de se encontrar os probióticos em supermercados é através de iogurtes e leites fermentados. Uma alternativa aos alimentos probióticos é o consumo de suplementos.

Início: Produtos
Fruit Market

Quem somos nós

Como tudo começou

O(A) SÔBET é líder no setor de Loja de alimentos saudáveis, e foi fundado(a) em 2000. Nossos produtos são feitos com ingredientes da melhor qualidade e garantimos que servimos somente as melhores mercadorias disponíveis em São Paulo . Nossos preços são flexíveis e nossas delícias certamente farão você retornar! Quer obter mais informações sobre nossos produtos, serviços e membros de nossa equipe? Entre em contato conosco hoje mesmo ou passe em nossa loja!

Início: Sobre

Horário de funcionamento

Venha nos visitar

Seg - Sex: 9:00 - 18:00
Sáb: 10:00 - 14:00
Dom: fechado

Cherry Tomatoes at the Farmers Market
Início: Horário de funcionamento

Entre em contato

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI

R. Sebastião Gonçalves Coelho, 400 - Chanadour, Divinópolis - MG, 35501-296

  • Facebook
  • Instagram

Thanks for submitting!

Início: Contact
Início: Do Blog

Subscribe Form

Thanks for submitting!

Início: Cadastre-se
bottom of page